Avisos legais

© 2017-2018. Todos os direitos reservados.

Você sabe se alimentar corretamente?

Talvez coubesse perguntar: por que uma página voltada para a alimentação se faz necessária no contexto do tv|on|fit? A resposta é simples: a alimentação (ou o descuido com ela) está diretamente relacionada a certos distúrbios em nosso organismo. A intenção desta seção não é se aprofundar em conteúdos que cabem a nutricionistas e demais profissionais da área, mas sim tocar nos pontos mais sensíveis para a compreensão do assunto.

 

Um bom estado de saúde, pleno e equilibrado, sempre requer muito esforço e disciplina, de modo a prevenir nosso organismo contra doenças orgânicas, psicológicas e até psicossomáticas. E quais são as armadilhas mais comuns que, diariamente, acabam por comprometer a boa saúde, inclusive com reflexos no sistema imunológico?

 

A inatividade física e mental, conjugada com o consumo excessivo de açúcares e outros produtos refinados, entre gorduras saturadas e trans, combinada com os exageros no consumo de bebidas alcoólicas, pode ser algo muito nocivo. Outras formas mais agressivas de suprir e tentar equilibrar, ainda que equivocadamente, as demandas emocionais do cotidiano, como o consumo excessivo de cigarro, álcool e outras drogas, podem trazer sérios prejuízos para a saúde do corpo e da mente. afinal, o indivíduo torna-se refém de pensamentos negativos, levando-o a ter péssima qualidade de vida, com frustração das noites de sono, além de forte desequilíbrio orgânico.

 

Em síntese, quando observamos todos esses aspectos, fica a certeza de que sem uma alimentação adequada, eficiente e disciplinada não poderá existir avanços na prevenção, no tratamento e na cura de condições neurológicas indesejáveis, congênitas ou mesmo aquelas que vão surgindo em várias fases da vida, tais como o TDAH, o autismo, a dislexia, a depressão, o transtorno de humor, a ansiedade, a Síndrome de Tourette, entre outras inúmeras doenças neurológicas.

Com base em diversas pesquisas e métodos de experiências testados pela comunidade científica, não resta dúvida de que o mecanismo-chave que leva à degeneração do cérebro são os processos inflamatórios crônicos, muitas vezes causados por alimentos contaminados por agrotóxicos e outros elementos nocivos, assim como por processos químicos variados. Assim, como não é nova a noção de que a alimentação saudável é a variável mais importante na saúde humana.

 

O tv|on|fit abre este espaço para compartilhar os vários cuidados, experiências e descobertas com a alimentação que podem ser aproveitados em favor do nosso organismo, dando a ele novas possibilidades para recomeçar uma alimentação saudável, rica em nutrientes e que evite os processos industriais que comprometem a qualidade do alimento e, consequentemente, o natural e bom funcionamento do organismo, visando à prevenção e ao tratamento dos transtornos cerebrais. Arrisco-me, inclusive, a fazer aqui um trocadilho com uma conhecida máxima para ilustrar tamanha importância da alimentação para a nossa mente: “digas me com que te alimentas e te direi como pensas”.

 

Sim. Porque o mais importante de tudo isso é saber usar os alimentos e a natureza em favor da saúde, como um remédio, já que não há dúvida: o alimento sempre poderá contribuir muito para o combate das doenças do corpo e da mente.

Alimentação e o corpo humano

Você já parou para pensar no que está acontecendo no seu corpo agora? Feche os olhos e perceba como o seu sistema operacional funciona. Sinta sua respiração e as batidas do seu coração e, ainda nessa oportunidade única de observar o seu sistema corporal, observe a sua pressão sanguínea  que ajuda você a sentir tudo isso. Parece mágico, mas não é. São apenas pequenos detalhes da criação divina que passa despercebido no dia-a-dia. Tudo isso está ligado dentro de nós por uma ampla rede de anéis de realimentação positiva e negativa, que utilizam moléculas sinalizadoras  como os hormônios e impulsos elétricos procedentes dos nervos para poder se comunicar e manter um estado de equilíbrio. Esta é a missão de cada um de nós crianças,  adolescentes, adultos e idosos: cuidar e preservar o maior patrimônio de nossas vidas, o corpo humano. No entanto, uma boa saúde e a eficiência do nosso corpo dependem da coordenação harmoniosa dos diferentes sistemas. Alimente seu corpo com vida.

 

Respire e inspire! Bem-vindos à vida.

SISTEMA NERVOSO

 

Encéfalo, medula espinhal e nervos trabalham juntos para recolher, processar e difundir informação procedente dos meios interno e externo. O sistema nervoso se comunica  através  de redes de neurônios que conectam com os restantes sistemas corporais. O encéfalo coordena e controla todos os demais para assegurar que funcionam normalmente e recebem tudo que é necessário.

SISTEMA ENDÓCRINO

 

Tal como o sistema nervoso, o endócrino transporta  as mensagens dos demais sistemas, o que permite que estejam estreitamente coordenados e controlados. Usa mensageiros químicos  denominados hormônios, segregados normalmente por glândulas especializadas.

SISTEMA RESPIRATÓRIO

 

Para poder funcionar, cada célula  do corpo precisa receber oxigênio  e desfazer -se do dióxido de carbono, independentemente do sistema a que pertença. O sistema respiratório possibilita  essa função  ao introduzir  ar nos pulmões , onde se dá a troca passiva dessas moléculas  entre ar e sangue. O sistema cardiovascular transporta oxigênio  e dióxido  de carbono entre células e pulmões.

SISTEMA LINFÁTICO

 

É composto por uma rede de vasos e gânglios  que drenam fluido dos capilares sanguíneos  e devolvem às veias.  Suas funções  principais  são manter o equilíbrio de líquidos  no sistema cardiovascular e distribuir células imunitárias do sistema imunitário  a todo o corpo. O movimento linfático depende da contração e relaxamento dos músculos lisos do sistema muscular.

SISTEMA CARDIOVASCULAR

 

O sistema cardiovascular utiliza o sangue para transportar oxigênio  dede o sistema respiratório e nutrientes desde o digestivo até as células de todos os sistemas corporais. Também retira resíduos das referidas células. No centro desse sistema está o músculo cardíaco, que bombeia o sangue através dos vasos sanguíneos.

SISTEMA DIGESTIVO

 

Além de oxigênio, as células precisam de energia para funcionar. O sistema digestivo processa e decompõe  o alimento  ingerido para que seus nutrientes possam  ser absorvidos  dos intestinos ao sistema circulatório. Esses nutrientes  são repartidos posteriormente entre as células de cada sistema para lhes proporcionar energia.

SISTEMA MUSCULAR

 

Ele é composto por três  tipos de músculos: esquelético , liso e cardíaco. É o responsável pela criação de movimentos interno, de outros sistemas corporais, e dos membros. Os músculos lisos por exemplo: ajudam o sistema digestivo impulsionar a comida ao longo do esôfago  e através do estômago e intestinos. O sistema respiratório não poderia funcionar se os músculos torácicos não se contraíssem para encher os pulmões de ar.

SISTEMA ESQUELÉTICO

 

Esse sistema, é formado por ossos, cartilagem, ligamentos e tendões, proporciona ao corpo proteção e suporte estrutural. Comporta grande parte do sistema nervoso no crânio e vértebras, e os órgãos vitais dos sistemas  respiratório  e circulatório  dentro da caixa torácica. Além disso, suporta os sistemas circulatório e imunitário produzindo eritrócito e leucócitos.

SISTEMA URINÁRIO

 

O sistema urinário  filtra e elimina muito dos resíduos  gerados por outros sistemas corporais , como o digestivo. Atua filtrando o sangue através  dos rins e produzindo urina; esta é recolhida na bexiga e em seguida, excretada através  da uretra  O rins ajudam também a manter a pressão sangüínea  no sistema cardiovascular  ao assegurar que o sangue reabsorve a quantidade adequada de água.

SANGUE CIRCULANTE

 

As veias do sistema cardiovascular dependem  da ação direta de músculos esqueléticos  para devolver o sangue desoxigenado das extremidades ao coração. As contrações musculares da perna comprimem as veias circundantes  empurrando o sangue para cima. Quando os músculos relaxam, as válvulas unidirecionais dentro das veias evitam que o sangue desça e as  veias se encham com sangue ascendente.