Avisos legais

© 2017-2018. Todos os direitos reservados.

O que é?

Há graus variáreis de Dislexia, desde as formas mais graves, até as mais leves. Os sintomas podem ser observados na dificuldade de leitura.

Quando a leitura é feita em voz alta é possível observar os atropelos e as palavras lidas incorretamente.

De outro lado, nas leituras silenciosas, torna-se possível verificar que o portador de dislexia tem dificuldades para a compreensão do que foi lido. Assim, em ambos os casos é possível identificar a dislexia.

 

A Dislexia é caracterizada por uma dificuldade na aprendizagem da leitura. E os motivos estão ligados diretamente ao sistema neurológico, o que não quer dizer que seja um fator que comprometa o potencial intelectual de uma criança, de um adolescente ou até mesmo de alguém já na idade adulta. Ela é causada muitas vezes por alterações genéticas e pode sofrer alterações ao longo da vida, resultando daí uma combinação de inúmeros fatores como, oportunidade educacional inadequada (defasagem escolar); por questões neurobiológicas como a má formação do sistema nervoso central, em decorrência de algum comprometimento gestacional, na hora do parto; ou também ao longo do processo de desenvolvimento nos primeiros anos de vida.

Em cada uma dessas hipóteses, porém, há características e aspectos diferentes, que só podem ser diagnosticados por meio de profissionais da área.

 

O diagnóstico pode ser feito por um conjunto de profissionais, composto por neurologista, psicólogo e psicopedagogo.

Os neurologistas podem trabalhar com o auxílio de exames de neuroimagem, além de uma avaliação de um oftalmologista, para ajudar a precisar o diagnóstico, uma vez que a dislexia pode ser confundida com problemas relacionados à visão.

O mais importante, no entanto, é a observação do comportamento de crianças, adolescentes e adultos que possuam traços caracterizadores da Dislexia.

 

Para isso é fundamental muito empenho e contar com o apoio de familiares e amigos, além da compreensão de pessoas leigas sobre o tema. Pois, tratar de um assunto tão sensível e íntimo, sempre envolve um comprometimento multidisciplinar, para que os disléxicos não sofram com o processo de aprendizagem e possam buscar aprimoramento ao longo do tempo, especialmente conseguindo esclarecer tudo o que foi, e ainda possa ser confuso, em sua mente.

 

 

Os portadores de dislexia podem apresentar sintomas como:

 

• Leitura e escrita incompreensíveis;

• Confusões com letras que esteticamente são parecidas (como a letra "p" e a letra "q", ou a letra "b" e a letra "d");

• Confusões das letras que possuem sons parecidos (como as letras "p" e "q", as letras "d" e "t", e as letras "g" e "j");

• Inversões de sílabas, ou palavras (como por exemplo trocar as palavras “alta” e “lata”);

• Substituições de palavras com estrutura semelhante (como as palavras “contribuiu” e “construiu”);

• Subtração ou adição de sílabas nas palavras (como “caalo” ao invés de “cavalo” ou “berla” ou invés de “bela”);

• Repetição de sílabas ou palavras (como “eu jogo jogo bola”);

• Dificuldade para entender o texto lido (dificuldade na compreensão de palavra, frase ou texto).

O cérebro

O cérebro é órgão mais poderoso, porém, não chega a pesar 1,5kg. Sua textura é semelhante a de uma gelatina firme e preenche a maior parte do seu crânio. Ele está envolvido com as lembranças, resolução de problemas, pensamentos e sentimentos e também controla os movimentos.

 

Conheça algumas partes importantes para nossos estudos:

Interpreta sensações do seu corpo e imagens, sons e cheiros do mundo externo.

Cria pensamentos, resolve problemas e faz planos.

Forma e guarda lembranças.

O cerebelo encontra-se na parte de trás de sua cabeça, abaixo do cérebro. Ele controla a coordenação e o equilíbrio.

O tronco cerebral encontra-se embaixo do cérebro, na frente do cerebelo. Ele liga o cérebro à medula espinhal e controla funções involuntárias como respiração, digestão, ritmo cardíaco e pressão arterial.

Interpreta sensações do seu corpo como imagens.

Interpreta sensações do seu corpo como sons.

Interpreta sensações do seu corpo como cheiros.

Seu cérebro está dividido em dois hemisférios, o direito e o esquerdo. Os especialistas não sabem ao certo quais são as diferenças entre as funções do "cérebro esquerdo" e do "cérebro direito", com exceção de:

 

• O lado esquerdo controla os movimentos do lado direito do corpo.

• O lado direito controla os movimentos do lado esquerdo do corpo.

Links

Como interagir com um disléxico

 

Instituto ABCD

 

Associação Brasileira de Dislexia

 

Dislexclub.com